Instituto Mondelli de Odontologia
Livro do TOI

Capítulo 6 — O Caso Fernando: Quando Surgiu Outro Caminho

O caso Fernando, iniciado em 1997 e concluído em 2001, representou um marco na construção do Tratamento Odontológico Ideal (T.O.I.), pois permitiu transformar em prática clínica as reflexões surgidas após o episódio de Londrina. Em vez de utilizar a Ortodontia apenas para preparar os dentes para reconstruções estéticas, decidimos realizar um tratamento mais abrangente, envolvendo as duas arcadas e integrando conhecimentos de Ortodontia, Dentística, Periodontia e Oclusão. Essa abordagem permitiu organizar as intervenções em uma sequência planejada, na qual cada especialidade contribuía para melhorar as condições necessárias às etapas seguintes. Compreendi que a verdadeira integração não consistia simplesmente em reunir diferentes profissionais, mas em estabelecer objetivos comuns e coordenar suas decisões para alcançar a melhor condição possível ao paciente. O caso Fernando demonstrou que a excelência do tratamento não depende apenas da qualidade de cada procedimento, mas principalmente da maneira como os conhecimentos são integrados em torno de uma meta terapêutica previamente estabelecida. Dr. Adriano Lia Mondelli

Clínica Mondelli 11 min de leitura
Capítulo 6 — O Caso Fernando: Quando Surgiu Outro Caminho

PARTE I — A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DO T.O.I.

CAPÍTULO 6 — O CASO FERNANDO: QUANDO SURGIU OUTRO CAMINHO

6.1 — Quando uma nova maneira de pensar chegou à clínica

As reflexões provocadas pelo episódio de Londrina haviam modificado minha maneira de avaliar os tratamentos odontológicos. A partir daquela experiência, comecei a compreender que a excelência técnica, embora indispensável, não era suficiente para assegurar que os objetivos terapêuticos tivessem sido adequadamente estabelecidos. Entretanto, reconhecer essa diferença representava apenas o início de uma transformação. Era necessário verificar como aquele raciocínio poderia modificar as decisões clínicas e, consequentemente, os resultados proporcionados aos pacientes.

Até então, a Ortodontia frequentemente participava dos tratamentos integrados com uma finalidade localizada. Sua função era movimentar determinados dentes, recuperar espaços ou distribuir diastemas para permitir reconstruções restauradoras. Essas intervenções podiam cumprir perfeitamente suas indicações, mas nem sempre contemplavam outras alterações dentárias e oclusais presentes no mesmo paciente. A experiência anterior havia demonstrado que essa limitação precisava ser considerada antes da definição dos objetivos.

Comecei, então, a questionar se seria possível utilizar os mesmos conhecimentos de maneira diferente. Em vez de restringir a Ortodontia às movimentações necessárias para facilitar a Dentística, poderíamos estabelecer objetivos ortodônticos mais abrangentes e, posteriormente, realizar as reconstruções restauradoras sobre uma condição dentária e oclusal mais favorável. A proposta não consistia em abandonar a integração entre as especialidades, mas em modificar a finalidade dessa integração.

Foi nesse contexto que surgiu a oportunidade de tratar um jovem chamado Fernando. Seu tratamento, iniciado em 1997, permitiria aplicar uma conduta diferente daquela que predominava em nossas experiências anteriores. Ainda não existia uma filosofia estruturada nem um conjunto definitivo de princípios para orientar essa nova maneira de pensar. Existia, entretanto, a possibilidade de experimentar uma organização clínica na qual os objetivos do tratamento determinassem a participação de cada especialidade.

6.2 — Fernando: um paciente, novas possibilidades

Fernando apresentava necessidades restauradoras estéticas associadas a alterações de posicionamento dentário. Inicialmente, seu tratamento poderia seguir uma conduta semelhante à utilizada em outros casos integrados: realizar as movimentações ortodônticas necessárias para permitir as reconstruções e, posteriormente, executar os procedimentos restauradores. Entretanto, os conhecimentos que eu havia adquirido e as experiências clínicas anteriores faziam com que essa possibilidade já não representasse, necessariamente, a alternativa mais adequada.

Ao avaliar sua condição, comecei a considerar não apenas os dentes que precisariam ser restaurados, mas também o posicionamento dos demais elementos dentários e as relações existentes entre as arcadas. A presença de necessidades restauradoras não eliminava a importância das condições ortodônticas, assim como a indicação de movimentações dentárias não deveria ser estabelecida exclusivamente em função das futuras restaurações. Era necessário compreender o conjunto antes de decidir a extensão das intervenções.

A principal questão passou a ser a seguinte: se a Ortodontia já participaria do tratamento, por que limitar sua atuação apenas aos movimentos necessários para a Dentística? Não seria mais adequado avaliar a possibilidade de melhorar também outras relações dentárias e oclusais, criando condições mais favoráveis para a finalização restauradora? Essas perguntas modificaram a maneira como comecei a organizar o planejamento daquele paciente.

A decisão foi realizar um tratamento ortodôntico mais abrangente, envolvendo as arcadas superior e inferior. Isso representava uma diferença importante em relação às movimentações parciais frequentemente utilizadas nos tratamentos integrados. A Ortodontia passava a contribuir não apenas para a obtenção de espaços restauradores, mas também para a organização do posicionamento dentário e das relações oclusais. A Dentística continuaria desempenhando um papel fundamental, porém suas intervenções seriam planejadas considerando as condições estabelecidas previamente.

6.3 — A Ortodontia deixou de ser apenas uma preparação restauradora

A principal transformação introduzida no caso Fernando estava na função atribuída à Ortodontia. Nos tratamentos anteriores, era comum que a especialidade recebesse uma tarefa específica, determinada pelas necessidades restauradoras. Quando o movimento solicitado era concluído, sua participação também poderia ser considerada encerrada. Com Fernando, a proposta era diferente: utilizar os conhecimentos ortodônticos para melhorar a condição dentária e oclusal antes da realização das restaurações definitivas.

Essa abordagem exigia considerar as duas arcadas e suas relações, em vez de concentrar a avaliação exclusivamente nos dentes envolvidos nas reconstruções. As movimentações precisavam contribuir para estabelecer condições favoráveis à estética, à função e à estabilidade do resultado, respeitando as possibilidades biológicas e as características individuais do paciente. A qualidade da intervenção ortodôntica deixava de ser avaliada apenas pela obtenção de determinados espaços e passava a considerar os objetivos estabelecidos para o conjunto da dentição.

Ao mesmo tempo, a Dentística precisava participar das decisões desde o início. O posicionamento final dos dentes deveria ser compatível com as reconstruções planejadas, permitindo que anatomia, proporções, contatos e relações funcionais fossem considerados de maneira coordenada. Isso exigia compreender que as decisões tomadas durante a Ortodontia influenciariam diretamente as possibilidades restauradoras, assim como as características das futuras restaurações poderiam orientar determinadas movimentações dentárias.

Foi assim que comecei a perceber uma relação diferente entre as especialidades. A Ortodontia não precisava existir apenas para facilitar a Dentística, assim como a Dentística não deveria ser utilizada indiscriminadamente para compensar alterações que poderiam ser corrigidas ortodonticamente. Cada área possuía conhecimentos e recursos próprios, mas sua participação deveria ser definida a partir dos objetivos comuns estabelecidos para aquele paciente.

6.4 — A participação da Periodontia e da Oclusão

O planejamento de Fernando também envolveu conhecimentos relacionados à Periodontia e à Oclusão. Uma reabilitação mais abrangente exigia considerar não apenas a posição dos dentes e suas características restauradoras, mas também as condições dos tecidos periodontais e as relações funcionais que seriam estabelecidas ao final do tratamento. Essas necessidades ampliaram a participação de diferentes áreas da Odontologia e contribuíram para uma organização clínica mais integrada.

Durante a condução do caso, houve a participação do professor Kioshi, responsável por uma intervenção cirúrgica periodontal. Essa etapa integrou a preparação das condições necessárias para a finalização restauradora. Sua importância não estava apenas na realização de um procedimento específico, mas também na relação que possuía com as demais intervenções. O resultado pretendido dependia de decisões coordenadas, nas quais cada especialidade precisava considerar as condições estabelecidas pelas outras.

Na etapa restauradora, foram utilizados recursos técnicos como as grades de Levan, dentro de uma proposta que procurava respeitar critérios anatômicos, estéticos e funcionais. A Dentística mantinha o rigor técnico que sempre havia caracterizado minha formação, mas agora encontrava condições clínicas diferentes daquelas observadas no início do tratamento. As intervenções ortodônticas e periodontais haviam participado da preparação necessária para realizar as reconstruções de acordo com o planejamento estabelecido.

Essa experiência demonstrou que a integração não deveria ser compreendida simplesmente como a participação sucessiva de diferentes profissionais. O aspecto mais importante estava na relação entre suas decisões. Cada intervenção precisava considerar aquilo que havia sido realizado anteriormente e as condições necessárias para as etapas seguintes. O tratamento começava a adquirir uma organização na qual a contribuição de uma especialidade poderia favorecer diretamente a qualidade das demais.

6.5 — Quatro anos de tratamento e uma nova perspectiva

O tratamento de Fernando foi acompanhado e documentado durante suas diferentes etapas. As fotografias e os registros clínicos permitiam observar as mudanças produzidas pela movimentação ortodôntica, a participação dos procedimentos periodontais e a evolução da etapa restauradora. Essa documentação adquiriu importância especial porque possibilitava analisar não apenas o resultado final, mas também a sequência de decisões que havia conduzido àquela condição.

O caso foi concluído em 2001, aproximadamente quatro anos após seu início. Ao observarmos o resultado, percebíamos que as restaurações estéticas representavam apenas uma parte da transformação alcançada. O posicionamento dentário e as relações oclusais também haviam sido considerados durante o tratamento, permitindo uma finalização mais abrangente do que aquela que teria sido planejada caso a Ortodontia tivesse sido utilizada exclusivamente para movimentações localizadas.

O resultado despertou interesse entre professores e colegas, especialmente pela documentação das diferentes etapas e pela relação estabelecida entre Ortodontia, Periodontia, Dentística e Oclusão. O caso passou a ser utilizado em apresentações e discussões clínicas e, posteriormente, integrou uma publicação. Essa repercussão contribuiu para compartilhar a experiência e discutir as possibilidades de uma abordagem interdisciplinar organizada a partir de objetivos comuns.

Entretanto, o aspecto mais importante daquele tratamento, para mim, não estava apenas em sua apresentação acadêmica. Fernando havia permitido observar, na prática, que a ampliação dos objetivos poderia modificar a condução de um caso e as condições obtidas ao final. A experiência não demonstrava que aquela mesma abordagem deveria ser utilizada em todos os pacientes, mas oferecia uma referência clínica concreta para continuar desenvolvendo uma maneira diferente de organizar o tratamento odontológico.

6.6 — Quando o planejamento do conjunto favoreceu cada especialidade

Ao analisar retrospectivamente o caso Fernando, comecei a compreender que o planejamento não servia apenas para determinar quais procedimentos seriam realizados. Ele também poderia estabelecer condições mais favoráveis para a execução de cada intervenção. Uma restauração pode apresentar excelente qualidade técnica mesmo quando realizada sobre um dente inadequadamente posicionado. Entretanto, determinadas correções ortodônticas prévias podem permitir reconstruções mais favoráveis em termos anatômicos, estéticos e funcionais.

O mesmo raciocínio poderia ser aplicado às demais especialidades. As condições periodontais influenciam as possibilidades de movimentação dentária e de reconstrução restauradora. As relações oclusais precisam ser consideradas durante a reabilitação, assim como as características das futuras restaurações podem orientar decisões ortodônticas. Essas relações demonstram que as intervenções não devem ser avaliadas apenas individualmente, pois suas consequências podem favorecer ou limitar outras etapas do tratamento.

Fernando mostrou que a qualidade final poderia ser influenciada pela maneira como os conhecimentos eram organizados. Não havíamos criado uma nova técnica ortodôntica, periodontal ou restauradora. Utilizamos recursos conhecidos, mas estabelecemos objetivos mais abrangentes e uma sequência clínica diferente. A transformação estava principalmente na forma de planejar e relacionar as intervenções, permitindo que cada especialidade contribuísse para um resultado comum.

Essa percepção também exigia reconhecer que a conduta adotada naquele caso não deveria ser reproduzida automaticamente em todos os pacientes. Nem toda necessidade restauradora exige um tratamento ortodôntico abrangente, assim como nem toda alteração identificada precisa ser corrigida. O princípio que começava a se desenvolver era outro: antes de limitar ou ampliar uma intervenção, seria necessário compreender as necessidades individuais, estabelecer objetivos clinicamente justificáveis e selecionar os procedimentos adequados para alcançá-los.

6.7 — O surgimento de outro caminho

O caso Fernando representou uma etapa decisiva na evolução das ideias que posteriormente dariam origem ao Tratamento Odontológico Ideal. O episódio de Londrina havia demonstrado que um planejamento poderia apresentar limitações mesmo quando os procedimentos fossem executados com excelência. Fernando, por sua vez, permitiu experimentar uma alternativa: ampliar os objetivos antes de iniciar o tratamento e organizar os conhecimentos das diferentes especialidades para alcançá-los.

A experiência mostrou que a verdadeira integração não dependia simplesmente da quantidade de especialidades envolvidas. Um tratamento poderia contar com diversos profissionais e continuar fragmentado se cada um trabalhasse exclusivamente para alcançar seus próprios objetivos. Da mesma maneira, um planejamento poderia ser efetivamente integrado com a participação de poucas especialidades, desde que suas intervenções fossem necessárias, coordenadas e orientadas para uma condição final comum.

Naquele momento, eu ainda não possuía todos os princípios que posteriormente organizariam o T.O.I. Muitas questões precisariam ser aprofundadas, especialmente em relação à prevenção, à oportunidade das intervenções, à sequência terapêutica e à manutenção dos resultados ao longo da vida. Entretanto, Fernando havia demonstrado que uma mudança no raciocínio poderia produzir uma mudança concreta na prática clínica. Aquilo que anteriormente representava uma inquietação começava a encontrar aplicação no tratamento dos pacientes.

Foi assim que surgiu outro caminho. Não um caminho fundamentado na criação de uma nova especialidade, mas na possibilidade de utilizar os conhecimentos existentes de maneira mais abrangente e coordenada. O tratamento deixava de ser compreendido como uma soma de procedimentos independentes e começava a ser organizado como um projeto clínico, no qual cada intervenção deveria contribuir para a condição final pretendida.

O caso Fernando mostrou-me que não bastava reunir especialidades em torno do mesmo paciente. Era necessário reunir seus conhecimentos em torno dos mesmos objetivos. Essa experiência representou um passo importante na construção do T.O.I., mas também revelou uma nova necessidade: estabelecer critérios que permitissem definir, antes de qualquer tratamento, qual condição final deveríamos procurar alcançar. A integração havia demonstrado seu valor. O desafio seguinte seria transformar essa maneira de pensar em princípios capazes de orientar o planejamento dos diferentes pacientes, em diferentes fases da vida.

Dr. Adriano Lia Mondelli